Como a sustentabilidade pode gerar economia e alavancar seu negócio?

Como a sustentabilidade pode gerar economia e alavancar seu negócio?

A sustentabilidade já deixou de ser considerada um diferencial e tornou-se um fator básico para a construção de projetos conscientes!

Essa decisão, no planejamento de seu ambiente comercial, traz benefícios não apenas para o meio ambiente e a sociedade, mas também suas soluções trazem economia e menores custos para seu negócio.

Então a resposta é: Sim! Um projeto sustentável irá trazer menores custos e alavancar ainda mais seu negócio!

Quer saber como? Acompanhe o artigo a seguir.

Primeiramente, o que faz um projeto ser sustentável?

Um projeto sustentável é aquele que é capaz de trazer impacto positivo ao meio ambiente e na sociedade em que está contextualizado, além de trazer o devido sustento ao seu negócio, otimizando processos e trazendo o lucro como consequência.

Esse processo acontece quando, por exemplo, num momento de execução do projeto, são definidos materiais e métodos construtivos que proporcionem um benefício ambiental considerável. Mas, para que ela ocorra da melhor forma, o planejamento prévio é de devida importância, e aí é que entra o projeto de viés sustentável.

É preciso entender que sustentabilidade não é apenas uma moda, uma tendência em alta, mas sim uma necessidade! Trata-se de um processo de conscientização social, em que se faz claro o quanto nossas atitudes do presente podem afetar nosso futuro.

Como podem trazer economia?

Quando se compreende que, nos dias atuais, o público não compra apenas o produto ou o serviço ofertado, mas sim o valor que ele transmite, sabemos o motivo pelo qual grandes corporações, como a Mcdonald’s, Natura, Ambev, entre outras, buscam tanto transmiti-lo em suas campanhas, produtos e atitudes no geral.

De acordo com a pesquisa da Union + Webster, 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis – e 70% não se importam em pagar um pouco mais por isso. Essas porcentagens traduzem que, além de serem ambientalmente sustentáveis, essas soluções são também sustentáveis financeiramente, aumentando sua receita e seu branding marketing.

Além disso, métodos arquitetônicos sustentáveis são importantíssimos para economia em custos mensais, com a otimização do uso da matéria prima, de forma a adquirir soluções mais eficazes.

O Nanolux, por exemplo, é uma delas: se trata de uma resina transparente de bloqueio solar, que chega a reduzir em até 8ºC a temperatura do ambiente em que é aplicada, auxiliando tanto na redução de gastos com a refrigeração do local, assim melhorando o Customer experience, consequentemente seu tempo de permanência, gerando maior probabilidade de receita.

É interessante saber que, tão importante quanto uma execução assertiva de um projeto mais sustentável, é buscar, antes mesmo, empresas que sejam especializadas no assunto, que te ajudem a idealizar a geração de valor de sua empresa.

Assim como a Sommar, a Arco Consultoria, empresa Júnior da UFPE, que tem como seu foco a concepção de projetos de arquitetura e engenharia sustentáveis. Em 2019, realizou os projetos Hidrossanitários e Elétricos das Clínicas Populares, localizadas na zona sul do Recife, com esse viés como prioridade, de forma que foram atingidos 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, gerando valor agregado à sustentabilidade e redução de custos às Clínicas projetadas.

Quer saber mais sobre as ODS’s e o projeto sustentável da Arco Consultoria? Tenha acesso ao rápido vídeo explicativo: https://www.instagram.com/tv/CBzDp-SnLqG/

Sofia Porto
Sofia Porto
sofiaporto@arcoconsultoria.org

Gerente de Marketing da Arco Consultoria e estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFPE.

Sem comentários

Postar um comentário

×