UV prejudica a visão?

UV prejudica a visão?

 

Bem curioso, não? Sabemos o quanto Raio UV causa problemas na pele como o Câncer, sabemos também que essa radiação desbota e resseca nossa mobília mas agora ela também afeta a visão? É o que vou te esclarecer no texto abaixo.

De acordo com o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente)  diz que a cada 1% de perda da camada de ozônio causa 50 mil novos casos de câncer de pele e 100 mil novos casos de cegueira, causados por catarata, em todo o mundo.Vamos primeiro entender o que é o Raio UV, ele pode ser dividido em 3 tipos:

UVC: Estes não ultrapassam a camada de ozônio

UVA: Que representam 95% da radiação e são invisíveis, estando presente até nos dias chuvosos, são os mesmos conhecidos popularmente por causar problemas de saúde como: envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico.

UVB: Esse é o que causa a parte mais tópica das famosas “queimaduras”,como o bronzeamento, esses agem de 9 às 16 hrs.

Legenda: Como a radiação age no globo ocular

Como mostra a imagem acima, a preocupação dos Oftalmologistas é principalmente com a exposição ao Sol das 10 até às 16 hrs que acabam acelerando doenças como catarata e degeneração macular (Doença que ocorre na parte da retina chamada Mácula, causando alguns problemas como visão turva, assim como explica no https://bit.ly/33R4tMQ) como reitera o oftalmologista Newton Kara José Júnior, chefe do setor de catarata do Hospital das Clínicas de São Paulo:

“Estamos falando em acelerar doenças como catarata e degeneração macular relacionada à idade. Já alertamos muito para a proteção da pele, mas esquecemos dos olhos”

É indicado por oftalmos o uso de lentes fotossensíveis quando for para a rua, não esqueça da máscara também, alerta também para a atenção em dias nublados, por sermos um país em baixa latitude não existe muita diferença entre dias nublado e abertos quando falamos sobre exposição ao Raio Uv.

Creio que deva estar pensando “Vou ter que usar óculos de Sol dentro de casa agora?” Eu diria que não necessariamente, existem algumas soluções como Nanolux. Nossa resina transparente bloqueadora solar para vidros, além de reduzir em até 8°C do calor, ela também bloqueia 99% do UV, imagine aproveitar sua vista quem sabe até na sua varanda gourmet, com um bom vinho da sua adega, sem se preocupar com possíveis problemas na sua visão e com o desconforto do calor.

Marcelo Luiz
Marcelo Luiz
marcelo.luiz@sommar.eco.br
Sem comentários

Postar um comentário

×