Você não precisa de outra distração!

Você não precisa de outra distração!

É fato que com o passar dos anos novas tendências e adaptações vão sendo criadas. Isto é uma verdade na moda, na música, nas artes, dentro das empresas e em suas maneiras de operar. Se adaptar é parte intrínseca do processo evolutivo do ser humano.

Com a revolução industrial essa adaptação começa a ficar mais acentuada, mas é com a globalização no final do século 20, com o avanço da tecnologia e da velocidade de informação, que o ser humano fica, e precisa ficar, cada vez mais atento para conseguir acompanhar essas novas tendências.

A dependência criada de computadores, internet, conseguir passar informações em tempo real de uma cidade para outra, de um país para outro, conseguir se comunicar gastando cada vez menos tempo, é que surgiu o home office! O home office já é realidade em muitas empresas, principalmente fora do Brasil, há muitos anos. Mas com o período que nós estamos vivendo atualmente, é que essa mudança acelerou de maneira forçada dentro das empresas que ainda não tinham se lançado ao “desconhecido”.

Home office, uma nova tendência!

Um levantamento do instituto americano Gallup mostra que os funcionários que adotam parcialmente a nova prática dedicam mais horas ao trabalho e relatam índices maiores de engajamento e satisfação.

Então, cada vez mais empresas estão permitindo que seus funcionários adotem o expediente remoto para aumentar a produtividade e reduzir custos.

Porém, para muitos profissionais, e talvez para você, as distrações e dificuldades para se concentrar é uma desvantagem do home office. Demandas familiares, filhos, obras por perto e redes sociais são alguns dos fatores que podem te atrapalhar. Mas o que muitas pessoas não percebem é que o próprio sol, se não aproveitado da maneira correta, pode ser um agente causador de problemas para concentração e, literalmente, você não precisa de outra distração, não é verdade?!

Então, nós da SOMMAR, decidimos compartilhar algumas dicas e técnicas que podem te ajudar na sua concentração e melhorar ainda mais a sua produtividade.

————————————————————

Produtividade x distrações

  • Defina horários e estabeleça uma rotina! 

Como você está dentro de casa pode se sentir influenciado a realizar atividades que não são do trabalho e acaba não sobrando tempo e energia para as atividades profissionais. Planejar e seguir uma rotina vai te ajudar a não perder o rumo e conseguir cumprir suas metas. 

  • Aposte na técnica do bloco de trabalho focado! 

  Determine 1 – 3 horas inteiras para apenas dedicar-se ao trabalho. Deixe longe seu celular, saia das redes sociais e do e-mail (se você está lendo isso quando deveria estar trabalhando sabe bem do que estamos falando) e avise a todos da sua casa que só te interrompa em caso de emergência.

  • Destine um dia especial para as atividades fora de casa! 

Você vai evitar perder tempo e já aproveita uma saída para resolver tudo.

  • Defina um local específico para trabalhar! 

Procure selecionar um canto da casa que seja confortável e silencioso para realizar suas atividades e se talvez o silêncio não seja algo tão possível assim, procure usar os fones de ouvido, colocar uma música tranquila para poder se concentrar e, de bônus, vai te ajudar a quem passar não falar nada porque sabe que você não vai escutar!

  • Explique seu trabalho para outras pessoas da casa! 

Se você não mora sozinho, outros moradores podem ser um grande problema para sua concentração. Além do barulho, com você por perto elas podem achar que você está disponível. Então, deixar bem claro que você está contando com a colaboração deles é um fator primordial. 

  • Abra as cortinas e deixe a luz natural do sol entrar! 

Estudos comprovam que a luz natural é uma aliada da produtividade. Nós seres humanos, antes de tudo somos animais e quanto mais natural nosso ambiente mais nos sentimos confortáveis e dispostos. Dê preferência para trabalhar em ambientes com iluminação natural e sensação de amplitude! Trabalhar na varanda ou próximo a uma janela sem cortina pode aumentar sua produtividade em até 12%.

  • Garanta o conforto térmico do seu espaço de trabalho! * 

Um dos pontos da Norma Regulamentadora Nº17, visa que os escritórios garantam o conforto térmico de seus funcionários com a temperatura do ambiente no máximo em 23ºC, proporcionando o máximo de conforto e desempenho eficiente dos funcionários. Se isso é importante no local de trabalho, é importante no seu trabalho home office também! Então, tenha certeza de que o calor não vai ser mais uma distração para você!

OBS: na maioria das vezes é impossível conciliar o conforto térmico com a dica de iluminação natural que damos ali em cima, já que o calor que entra pela janela em nossos quartos é alto e precisamos fechar as cortinas, então o Nanolux vai te ajudar a solucionar esse problema te permitindo abrir as cortinas e aproveitar da luz solar e ainda manter o conforto térmico adequado para você sem precisar abusar do consumo de ar-condicionado.

————————————————————

Para finalizar, gostaria de adicionar um ponto para nós refletirmos. É fato que a globalização trouxe para o mundo inúmeras coisas boas, oportunidades de crescimento, possibilidades maiores de conhecer novas pessoas, novas ideias, e muito provavelmente a SOMMAR não existiria se não fosse por ela. Mas devemos refletir também nos pontos negativos, principalmente para o meio ambiente. Desde a revolução industrial a natureza vêm sendo cada vez mais agredida e explorada para dar espaço a esse crescimento tecnológico, econômico, social, e a SOMMAR, consciente que nasceu da globalização, se posiciona como uma empresa sustentável, se responsabilizando pelo impacto que causa na sociedade e no meio ambiente, e sabe que são das pequenas atitudes que cada um tem que uma grande diferença é feita e acreditamos que, apesar do crescimento forçado em meio à epidemia do coronavírus, o home office é uma atitude tomada por boa parte das empresas e dos profissionais, quando possível, que veio para ajudar a diminuir esse impacto que a natureza vem sofrendo. Só a diminuição de automóveis circulando nas avenidas da China diminuiu drasticamente o nível de poluição do ar. Imagina essa diminuição, gradativa é claro, se tornando uma realidade no mundo inteiro?! O bem que iríamos fazer não só ao meio ambiente, mas a nós mesmo?! Busquem se lançar nesse novo modelo de trabalho, vai ser difícil no começo, mas a natureza agradece!

Victor Campos
Victor Campos
campos.victor@sommar.eco.br
Sem comentários

Postar um comentário

×