06 abr Home Office com as crianças em casa, E AGORA?
Alguns pais já trabalhavam em casa, então já conhecem um pouco dessa rotina. Mas para alguns, por ser novidade, ainda precisam se adaptar e tentar se encaixar com a constante demanda de atenção solicitada pelos pequenos. Às vezes não é fácil…
Pensando nisso a SOMMAR elaborou algumas dicas sustentáveis para te ajudar nesse momento de isolamento, e juntos passarmos por mais esse desafio.
“Primeiramente, devemos dizer que é importante começar o dia respirando, entendendo que estamos vivendo algo novo e que será necessário controlar as emoções para cuidar das crianças. É uma fase diferente, precisamos sair da nossa zona de conforto para iniciar novos hábitos, atitudes e pensamentos”, diz Nayara Medeiros, estudante de psicanálise.
Para te ajudar na criação de novos hábitos, a SOMMAR trouxe 5 dicas. Vem com a gente?
CRIE UMA ROTINA
Segundo Nayara, algumas pessoas confundem Home Office com férias, deixando de lado suas rotinas e o erro está exatamente aí.
“Lembre-se de que crianças precisam de rotina, mantenha os mesmos hábitos de antes, como horário de dormir e acordar. Priorize as refeições em família, agora temos mais tempo.” Afirma a estudante de psicanálise.
Entendemos que nesse momento, principalmente para as crianças menores, é difícil explicar o motivo de toda essa mudança social. Sem desespero, vamos SOMMAR com um e-mail te ajudando a ter essa conversa. Muitas famílias ainda não estão adaptadas a trabalhar em casa, por isso é muito importante esclarecer, de forma lúdica, sobre o vírus e porque o isolamento social é tão importante. Tenha uma conversa aberta, coloque as crianças para realizar tarefas domésticas, isso fará com que se sintam úteis e elas irão adorar cuidar do seu espaço…
… Curtindo as dicas? Para ficar ligadinho e se deliciar com mais dicas maravilhosas é só acessar: http://sommar.eco.br/blog/
LISTE AS TAREFAS
Além de ter uma lista para as suas atividades profissionais, faça outra para os seus filhos. Algumas escolas estão disponibilizando atividades online para os alunos, aproveite e coloque essas atividades em suas rotinas. Estimule-os a também participar das responsabilidades da casa, como por exemplo: arrumar as camas, ajudar na cozinha, colocar a mesa, atividades seguras que envolvam a limpeza da casa também podem ser interessantes.
Essas atividades farão com que as crianças se sintam pertencentes àquele ambiente, assim como ajudarão na sobrecarga mental e física que muitas vezes fica acumulada para os responsáveis.
ESTABELEÇA SEU LOCAL DE TRABALHO
Além de informar aos membros da família o seu horário de trabalho, estabeleça um local apropriado para realizar suas atividades. Um local mais calmo, se possível com a entrada de luz natural e ventilado. Quando o seu despertador tocar, levante sabendo que vai trabalhar, tome um banho, retire o pijama, tenha um planejamento para o seu dia. Deixe claro para as crianças que aquele é o local do seu trabalho. Defina um ambiente para as crianças, dividindo entre local de estudo e brincadeiras.
FAÇA INTERVALOS PARA SE CONECTAR COM AS CRIANÇAS
Para as crianças, entender o seu espaço é mais complicado, então a nossa dica e: A cada meia hora retire cinco ou dez minutos para se conectar com as crianças, crie algumas atividades e enquanto você está focada nas suas, eles estarão nas deles. Por exemplo: brincar com massinha, desenhar e fazer tarefas da escola. Após o término dos seus 30 minutos, vá ao local de atividades deles, parabeniza-os pelo comportamento e interaja um pouco, depois volte a focar no seu trabalho. Tomem água, escutem uma música juntos, dancem. Existem várias possibilidades para ter mais conexão com os seus filhos durante essas pausas.
Aqui vão ideias de outras atividades legais para um momento em família: Cozinhar juntos, fazer as principais refeições, conversar sobre como estão se sentindo, o que deu certo no dia e o que pode ser melhorado.
MANTENHA A CALMA
Com todo esse isolamento social é comum alguns pais ficarem com as emoções agitadas. É preciso cuidar da sua saúde mental para não descontar algumas frustrações nos membros familiares. Ansiedade e medo são percebidos pelas crianças e isso com certeza afetará a forma como todos se comportam. Seja honesto com você e mais ainda com as crianças.
“Converse com as crianças, explique o que vocês estão sentindo, é humano não ser perfeito. Conversem sobre o que está acontecendo no mundo, mas de uma forma mais clara, sem muito medo e pânico. Esse é o momento de criar ainda mais conexão com os seus filhos, deixar que participem da rotina da casa. Isso fará com que eles se sintam mais pertencentes àquela família”, diz a estudante de psicanálise Nayara Medeiros
Espero que tenham gostado das dicas, a SOMMAR veio de fato somar em suas vidas!
Sem comentários