Esse desafio, além das barreiras de dinheiro e paciência, também exige que o idealizador tenha que virar um pouco de engenheiro, arquiteto e eletricista… Tudo isso ao mesmo tempo!
Nesse contexto, dúvidas acabam sendo formadas em relação a processos simples na construção civil, como por exemplo a diferença entre acabamento e revestimento. Dessa forma esse post não só responderá essa dúvida como também dará alguns exemplos de materiais usados em ambos os processos.
Você lembra do professor falando: “Todo quadrado é um retângulo, mas nem todo retângulo é um quadrado”? Pois bem, é essa a ideia com Revestimentos e Acabamentos de parede!
A maioria dos acabamentos são revestimentos, mas nem todo revestimento é um acabamento!
Vamos simplificar?
“Revestimento” é todo material que recobrirá uma superfície (argamassa, tinta, azulejos, cerâmicas, fibra de vidro, PVC, isolantes térmicos….) Já “acabamento” é tudo que envolve os elementos de finalização de uma obra (tinta, frisos, algumas azulejos…)
Então sim, a partir daí é possível falar que todo acabamento é revestimento, mas nem todo revestimento é acabamento. Obs: isso em se tratando de paredes, ok? Alguns acabamentos, em sentido mais amplo, em outros contextos, não são necessariamente revestimentos. Podem ser processos ou atividades de finalização. Mas te contamos isso em um próximo texto!